Skip navigation
All Places > Português > Blog
1 2 Previous Next

Português

21 posts

A Lista de Verificação para Avaliação do Desenho do Curso foi atualizada!

 

Há alguns meses fomos informados que o documento original Lista de Verificação para Avaliação do Desenho do Curso tinha sido destacado na revista International Review of Research in Open & Distributed Learning. Como resultado, nossa colega Deonne Johnson, junto com alguns membros de nosso Departamento de Serviços de Aprendizagem, e em colaboração com uma das autoras desta revista, Sally Baldwin, implementaram suas recomendações e nasceu uma versão atualizada desse grande recurso para instituições e professores que adotaram o Canvas!

 


Objetivo

 

O objetivo da Lista de Verificação para Avaliação do Curso é apoiar os desenvolvedores de Cursos, que se esforçam para elevar a qualidade de seus cursos na plataforma Canvas. Quais os pontos fortes desta lista de verificação? Assim como o Canvas, a lista foi construída para suportar vários perfis de criadores de cursos (design instrucional, professores do ensino básico e fundamental, corpo docente de faculdades, etc.) em cenários variados (aulas presenciais, híbridas, 100% online, etc.) enquanto criam cursos no Canvas para alunos de diversas idades.

 

A lista de verificação não requer treinamento formal para ser usada e é útil se você está iniciando um curso do zero ou avaliando um curso mais maduro. É curto - quatro páginas! De forma nenhuma essa ferramenta pretende competir ou substituir procedimentos de avaliação de qualidade existentes em sua instituição. Em vez disso, essa ferramenta gratuita serve como um excelente ponto de partida para as instituições fazerem uma cópia e personalizá-la para atender às suas necessidades individuais.

 

E é por isso que disponibilizamos esse material aqui na Comunidade Canvas, para incentivar a conversa entre os usuários do Canvas e criar um espaço de diálogo contínuo!

 


Potenciais Usos

 

  • Compartilhe esta lista de verificação com seus colegas;
  • Aplique os princípios em seu próprio curso;
  • Melhore a qualidade dos cursos da sua instituição.

 


Vista Prévia

 

Lista de Verificação para Avaliação do Curso v2.0Lista de Verificação para Avaliação do Curso v2.0 página 2

 


Acessando o Documento

 

A lista de verificação esta disponível para download neste documento PDF e também através do Google Docs para que você possa editar e personalizar para sua instituição. Clique neste link para baixar: Lista de Verificação para Avaliação do Curso v2.0.

 

Nota: Solicitamos que você siga o licenciamento Creative Commons localizado na parte inferior do documento.

 


Agradecimentos

 

Deonne Johnson, Ph.D., Líder de Time, Consultores, Instructure

Erin Keefe, Consultora Principal, Instructure

Lily Philips, Líder de Time, Desenho Instrucional, Instructure

Michelle Lattke, Gerente Senior, Learning & Strategy, Instructure

Tom Gibbons, Instrutor de Treinamentos, Instructure

 

 Acesse a postagem e o documento originais na publicação em inglês Course Evaluation Checklist v2.0.

 


 

 Acesse as outras Listas de Verificação igualmente úteis e disponíveis aqui na comunidade:

 

 

 

 

 Adoraríamos saber como esse documento esta ajudando você ou sua instituição. Deixe seus comentários nessa página!


** ATUALIZAÇÃO MAIO 2020 **

A Lista de Verificação para a Avaliação do Desenho do Curso foi atualizada! Nossa versão 2.0 está disponível em Lista de Verificação para a Avaliação do Curso v2.0. Siga até lá para saber mais desta versão melhorada e começar a implementar essas dicas preciosas em seus cursos ou em sua instituição. Esperamos que curta! 


 

Desenvolver e organizar conteúdos de qualidade em um curso do Canvas, utilizando as melhores práticas pedagógicas, aplicando os padrões de acessibilidade e o design universal, pode ser um desafio. Por isso, o Departamento de Serviços de Conteúdo criou um recurso de grande ajuda - A Lista de Avaliação de Desenho do Curso. Esta lista consegue de forma simples e sistemática, orientar e ajudar os professores, instrutores e designers instrucionais a avaliar e verificar o seu curso através de critérios pedagógicos, diretrizes de design universal e as guias do Canvas para elevar a qualidade do desenvolvimento do curso. Sabemos que cada instituição possui requisitos exclusivos para seus cursos e esperamos que este documento sirva como um excelente recurso ou ponto de partida.

 

Como membro da Equipe de Treinamento e Desenho Instrucional da Instructure-Canvas, te convido a usar, compartilhar e aplicar esse grande recurso que o ajudará no processo de desenvolvimento e avaliação dos conteúdos em seus cursos no Canvas.

 

Usos Possíveis

 

  • Compartilhar esta lista de avaliação com seus colegas.
  • Aplicar esses princípios em seu próprio curso.
  • Elevar a qualidade dos cursos em sua instituição.

 


Visualização Prévia


Lista de Avaliação de Desenho do Curso JPEG

 


Acesso

Você pode fazer o download da lista de avaliação por meio de um arquivo de Documentos Google com a opção "Fazer uma cópia". Desta forma, você tem permissão para usá-lo e personalizá-lo para sua instituição. Por favor, selecione o seguinte link para acessar: Lista de Avaliação de Desenho do Curso

Nota: Agradecemos se puder manter as referências e os créditos localizados na parte inferior do documento.

 

 Outras Versões

Esta lista também está disponível em inglês: Course Evaluation Checklist

 

 Atualizações

Os membros da Equipe de Serviços de Conteúdo, em colaboração com o guru do aplicativo móvel do Canvas, Ryan Seilhamer, criaram outro recurso de suporte que complementa essa lista de avaliação, adicionando considerações de desenho de curso para o aplicativo móvel. Não deixe de visitar a postagem do blog Lista de Avaliação de Desenho do Curso no Aplicativo Móvel para acessar esse recurso adicional.

 


 

 Adoraríamos saber como você está usando esta lista de avaliação. Por favor, deixe seus comentários nesta página.

 

Lembramos que nossa Equipe de Desenho Instrucional oferece avaliações completas de cursos. Os serviços de avaliação de cursos fornecem informações sobre as melhores práticas. As recomendações focarão no alinhamento dos objetivos do curso, acessibilidade e recursos de criação para proporcionar uma melhor experiência ao usuário. Se você quiser mais informações sobre nossos serviços, entre em contato com seu Gerente de Sucesso do Cliente Canvas (CSM) ou com Shauna Vorkink - Diretora de Serviços de Conteúdo em svorkink@instructure.com.

 

 

Olá Aluno Canvas!

 

Se você é novo no Canvas, este guia fornece informações essenciais pra você navegar e participar de suas disciplinas. São apresentadas ferramentas para você se manter atualizado com seu conteúdo de estudo, avaliações e comunicações dentro e fora da plataforma!

 

Você pode fazer download do Guia Rápido do Canvas para Alunos em PDF com alta definição e mantê-lo acessível ou marcar esta página em seus favoritos para visitar em qualquer momento de dúvida.

 

Também está disponível para download em PDF a versão em duas páginas para impressão.

 

 Se você é um Designer Instrucional, Professor ou Administrador do Canvas e deseja fazer o download deste documento para modificar, editar ou personalizar para sua instituição, faça uma cópia do documento editável nestes links:

 

Acesse os Manuais de Ajuda completos em: Guias do Canvas para Alunos.

 

Continue aprendendo!

 

 

Guia Rápido do Canvas para Alunos

 

 

Guia Rápido do Canvas para Alunos (versão para impressão)

Canvas

 

Prezada família Canvas,

 

Estávamos esperando ansiosamente para estar com a nossa comunidade de educadores nos eventos InstructureCon e CanvasCon que aconteceriam em distintos países nos próximos meses. Mas a sua saúde e segurança vêm em primeiro lugar. Portanto, devido à situação do COVID-19, decidimos unir estes eventos do Canvas em um encontro EdTech on-line que será impactante e totalmente gratuito.

 

CanvasCon Online
Quinta-feira, 15 de Outubro, 2020
13h00 Horário de Brasília
(com conteúdo disponível on demand após o evento)

 

registre-se

 

Estamos ansiosos para proporcionar um dia repleto de idéias que impactam no sucesso dos alunos, apoiam o desenvolvimento de habilidades e o compartilhamento de ideias, além de contar com demonstrações de produtos e reuniões com parceiros. Passaremos os próximos meses trabalhando para fazer o melhor evento on-line possível, onde teremos:

 

  • Palestrantes com apresentações de alto nível.
  • Demos de Parceiros. Lives regionais do seu país para o máximo de interação.
  • Dezenas de sessões paralelas. Tenha uma experiência direta e pessoal mesmo à distância.

 

Vocês provaram nos últimos meses que a educação de alta qualidade pode acontecer em qualquer lugar desde que você tenha o ambiente on-line correto. E, neste contexto, nós estamos empolgados para provar que incríveis conferências de EdTech também podem acontecer desta forma.

 

Mantenham-se saudáveis e seguros,
Melissa Loble (Experiência do Cliente) e Equipe

 

barra

 

Instructure

Com o aumento das iniciativas de aprendizagem digital em todo o mundo, muitos administradores e professores estão procurando formas de cumprir seus objetivos de aprendizagem e oferecer aos alunos a melhor experiência de aprendizado possível no século XXI. As ferramentas do Canvas nos permitem atingir todos os aspectos da aprendizagem digital e levá-los a um novo nível. Implementar a aprendizagem digital em um colégio ou universidade pode parecer uma tarefa assustadora, mas, utilizando o modelo SAMR para integração de tecnologia e o Canvas, você terá trampolins para alcançar o aprendizado digital pleno em sua instituição.

 

Modelo SAMR para Integração de Tecnologia

O modelo SAMR é um conceito desenvolvido pelo Dr. Ruben Puentedura que organiza a utilização de tecnologias em sala de aula em quatro níveis. Os quatro níveis, que dão nome ao modelo, representam: Substituição, Aumento, Modificação e Redefinição. O modelo SAMR possibilita um padrão para a adoção de tecnologias em toda instituição, enquanto os professores se esforçam para ajudar alunos a visualizar conceitos complexos.

 

Substituição e Aumento, os dois primeiros níveis, significa que a uma tarefa tradicional pode ser executada através de recursos tecnológicos e com ganhos nos processos de ensino e aprendizado que não seriam possíveis. Em Modificação e Redefinição, a tecnologia permite redesenhar significamente a tarefa adicionando novas formas de engajamento e até redefinindo o sentido da tarefa com recursos inconcebíveis antes.

 

Acesse o vídeo abaixo (disponibilizado no portal Common Sense Education) para entender melhor os conceitos do modelo SAMR com um exemplo prático. Caso prefira você pode baixar o vídeo e utilizar este arquivo de legendas em português em seu player favorito. Acesse também a transcrição do áudio disponível em português.

 

SAMR Model


A aprendizagem digital é sua iniciativa, o Canvas é a ferramenta e o SAMR é o modelo para levar a instituição à era da aprendizagem digital. Na imagem abaixo, usamos o SAMR lado a lado com a pirâmide da Taxonomia de Bloom para ajudar a entender o que o SAMR pode trazer para nós. Ao usar o SAMR, podemos começar a usar funções básicas do Canvas para alcançar a aprendizagem digital. À medida que nos sentimos mais confortáveis com o Canvas, podemos avançar para integrar mais ferramentas disponíveis. À medida que avançamos no modelo SAMR, somos capazes de alcançar tudo o que o Canvas tem a oferecer para sala de aula.

 

Taxonomia de Bloom e Modelo SAMR

 

As listas de verificação apresentadas abaixo tem como objetivo servir de base para o seu plano de desenvolvimento. Elas focam nos "porquês" e "comos" de seu plano e darão aos professores o sentido por trás de aprender o Canvas. Elas também podem ser usadas como uma ferramenta de avaliação durante as observações do corpo docente. Fique à vontade para fazer download e utilizar essas listas de verificação em sua iniciativa de aprendizagem digital.

 

Link para Download: Lista de Verificação para a Aprendizagem Digital [PDF]

 

 

Lista de Verificação para a Aprendizagem Digital

 

Lista de Verificação para a Aprendizagem Digital - Admin

 

 

Créditos

Um agradecimento ao nosso consultor Adam Kuntz do departamento de Serviços de Edução pela postagem original em Digital Learning Checklists.

Olá, Comunidade Canvas! Foi um grande prazer trazer um tema tão solicitado e interessante para o Canvas LIVE: Caminhos de Domínio do Canvas - Trilhas de Aprendizagem. Agradecemos a todos que nos acompanharam durante o evento hoje (19 de Março de 2020)!

 

Acesse aqui o conteúdo da sessão e comente abaixo sobre suas experiências com trilhas de aprendizagem e o ensino adaptativo e personalizado!

 

 

Aqui estão algumas informações úteis pra você começar hoje alguns experimentos com o Caminhos de Domínio em sua disciplina Canvas:

 

A. Passo a Passo de Configuração (como descrito em nossa apresentação):

  1. Tenha o Caminhos de Domínio ativado em seu curso Canvas;
  2. Construa o conteúdo pedagógico e organize a idéia de trilhas na área de módulos;
  3. Configure os objetos - Páginas de Conteúdo e Atividades Avaliativas - para trabalharem com Caminhos de Domínio (Itens Condicionais);
  4. Crie a Tarefa de Origem (Gatilho), configure as regras condicionais para formar trilhas e selecione quais itens serão liberados em cada trilha (Liberação Condicional);
  5. Configure os requisitos de navegação pelos itens dentro do Módulo;
  6. Teste o resultado com a Visualização do Aluno, redefinindo o Aluno Teste para validar todos caminhos!

 

 

B. Módulo de Exemplo disponível no Canvas Commons:

Use este Módulo de exemplo para testar o Caminhos de Domínio! Procure por Módulo de Prática do Caminhos de Domínio no Canvas Commons e importe ele para dentro de um curso seu de testes. Execute a visualização do aluno.

 

Módulo de Caminhos de Domínio

 

C. Guias de Ajuda do Canvas (em Inglês):

 

Caminhos de Domínio

 

Requisitos e Pré-Requisitos de Módulos

 

 

 Acesse este formulário para sugerir/opinar sobre temas futuros para as sessões CanvasLIVE em Português!

O Boletim de Notas do Canvas foi atualizado e substituiu de forma definitiva a versão antiga do Boletim em 18 de Janeiro de 2020!

 

Durante o último ano, o Boletim do Canvas passou por uma importante revisão para melhorar as funções de gerenciamento de notas dentro de um curso.

 

Avaliação, feedback significativo e facilidade de comunicação com os alunos sobre seu progresso no curso são essenciais para o ensino e a aprendizagem. E são precisamente nessas áreas que se concentram as melhorias do novo Boletim de Notas!

 

Com os novos recursos do Boletim, os professores podem avaliar de forma mais efetiva e dedicar mais tempo comunicando o progresso e compreendendo os padrões de desempenho e sucesso de seus alunos.

 

Este tutorial em video vai ajudá-lo a explorar o novo Boletim e conhecer seus recursos para o gerenciamento de notas e avaliações em seu curso Canvas!

 

 

Boletim de Notas do Canvas

 

 

 

Características do Novo Boletim do Canvas

 

Opções Globais

Para exibir essas opções, clique em cada menu suspenso no boletim.

 

  • Boletim
    • Visualização Individual: Aplique configurações globais, visualize as notas dos alunos uma de cada vez e revise as informações da tarefa, uma tarefa de cada vez.
    • Histórico do Boletim: Acesse e filtre registros de alteração de notas e histórico de notas em um curso.

 

  • Visualizar
    • Ordenar por: Organize por nome da tarefa, data de vencimento, pontos e módulos.
    • Filtros: Filtra colunas por Grupo de Tarefas, Grupos de Alunos, Módulos e/ou Seção/Turmas.
    • Status (Estado): Ícones e cores usados para fornecer informações sobre tarefas e entregas.
    • Colunas Adicionais
      • Notas: Adicione e visualize anotações particulares de alunos de forma individual.
      • Tarefas não publicadas:  Visualize no Boletim tarefas que ainda não estão publicadas.

 

  • Ações
    • Importar: Importa arquivo CSV do Boletim contendo notas atualizadas.
    • Exportar: Exporta o Boletim de Notas no formato de planilha CSV.

 

Configuração Geral do Boletim

Para visualizar essas opções, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito do boletim.

 

  • Políticas de Apresentação
    • Políticas para tarefas sem entrega: Aplica nota automática para tarefas com envio faltante.
    • Política de atraso: Deduz percentual da nota para cada dia de atraso.

 

  • Política de Postagem da Nota
    • Ocultar temporariamente avaliações e comentários de uma tarefa individual.

 

  • Alteração da Pontuação Final
    • Insira uma nota final para os alunos diferente da nota calculada automaticamente pelo Canvas no Novo Boletim. ***Atualmente, é um recurso opcional que deve ser ativado no curso para poder ser usado.

 

Configurações Individuais por Tarefa

Para exibir essas opções, passe o mouse sobre o nome de uma tarefa e clique nos três pontos verticais que aparecem.

 

  • Ordenar por: Classifique as notas das tarefas por nota, status ausente ou status tardio.
  • Enviar mensagem aos alunos que: Envie uma mensagem a todos os alunos que ainda não enviaram tarefas, não foram avaliados, obtiveram nota maior ou menor que um valor definido.
  • Definir uma nota padrão: Dê a todos os alunos a mesma nota naquela tarefa. Pode ser usado para definir nota zero padrão.
  • Políticas de postagem da nota: Oculte temporariamente avaliações e comentários de uma tarefa individual.
  • Baixar envios: Faça o download de todas as apresentações (anexos) de uma tarefa.
  • Curvar notas: Use para curvar as notas de uma tarefa usando uma nota média.

 

Avaliar

  • Inserir Notas Manualmente: Insira as notas dos alunos diretamente no Boletim clicando na célula de acordo com a tarefa e o nome do aluno.
  • Bandeja de Detalhes da Tarefa: Torna fácil e rápido visualizar e inserir notas, status de envio e comentários, por tarefa individual e por aluno. Além disso, a bandeja de detalhes da tarefa fornece um local para acessar o SpeedGrader daquela tarefa ou exibir a página da nota individual de um aluno.
     

Mais Opções:

  • Acesso ao SpeedGrader pelo Boletim
    É possível acessar o SpeedGrader a partir do Boletim clicando na célula de uma tarefa e selecionando o ícone que leva à Bandeja de Detalhes da Tarefa. Isso abrirá a janela de detalhes e, a partir daí, você poderá selecionar o link para o SpeedGrader.

 

  • Visualização do Aluno
    Veja todas as notas individuais de um aluno. Essa é uma visão semelhante de como os alunos veem suas notas. Clique no nome do aluno no Boletim e em seguida clique em "notas".

 

  • Mover e Classificar a Coluna Total
    Mova a coluna "Total" de notas para o início do Boletim clicando nos três pontos verticais que aparecem e fazendo a alteração desejada.

 

  • Nome do Aluno
    Classifique a lista de alunos no Boletim para exibir-los de acordo com suas necessidades e opções disponíveis. Clique nos três pontos verticais que aparecem e faça a alteração desejada.

 

 

O Departamento de Serviços de Treinamento da Instructure está preparado para apoiar qualquer necessidade de treinamento em sua instituição. Entre em contato com seu gerente de sucesso do cliente se estiver interessado em obter mais informações sobre esse recurso, recursos adicionais ou qualquer uma de nossas ofertas de treinamento.

 

 Gostaríamos muito de saber como esse recurso está ajudando você. Por favor, deixe seus comentários nesta página.

Você está procurando nossos logos e manuais das marcas? Encontrou!

 

Nosso objetivo é garantir que você tenha acesso a todos os conteúdos, logotipos, ícones e que os utilize em seus materiais. Queremos garantir que nossa missão principal, que é ajudar as pessoas a crescer desde o primeiro dia de aula até o último dia de trabalho, seja refletida com precisão no uso de todas essas belezinhas!

 

Encontre abaixo os links para as versões atualizadas de nossos logos e manuais de marca:

  • CANVAS

2019 Canvas Brand Guidelines

2019 Canvas Logo/Icon Assets

 

  • INSTRUCTURE

2019 Instructure Brand Guidelines

Esperamos que você goste das mudanças que estamos fazendo e que compartilhe nossa visão e compromisso com o aprendizado e o desenvolvimento ao longo da vida. 
Tem perguntas? Entre em contato com o seu CSM ou Suporte e eles ajudarão você!

09/Nov - Os vídeos do Crescendo com Canvas foram atualizados com legendas em Português!

 

Se você é novo no Canvas ou deseja enriquecer seu conhecimento sobre a plataforma do ponto de vista de um professor, esse recurso é para você! Temos grande alegria em apresentar a versão em Português do curso de capacitação da plataforma Canvas desenhado para o corpo docente - Crescendo com Canvas!

 

O Departamento de Serviços Educacionais da Instructure usou as bases do curso Kung Fu Canvas (criado há dois anos por Mike Cowen) atualizando o conteúdo e recursos que foram criados originalmente. Desde então, inúmeras pessoas aprenderam mais sobre o Canvas com este curso 100% online desenvolvido para os usuários concluirem no seu próprio ritmo, de uma maneira flexível e conveniente.

 

Sobre o Curso

O Crescendo com Canvas tem cinco módulos de conteúdo que levarão os usuários a tudo o que precisam saber sobre o uso do Canvas, independente de seu nível. O curso incorpora uma combinação dos Guias de Ajuda do Canvas e o Guias de Vídeo para ensinar o conteúdo. Os participantes do curso terão a oportunidade de explorar os principais elementos do Canvas através de diferentes atividades práticas.

 

Crescendo com Canvas

 


Possíveis Usos

  • Compartilhe este curso com seus colegas.
  • Aplique os princípios do Crescendo com Canvas em seus próprios cursos.
  • Aumente seu conhecimento sobre o Canvas.

 


Se você é um Administrador do Canvas

Este curso é um excelente ponto de partida para treinar seu corpo docente. Verifique a primeira página do módulo de introdução para ver dicas e recomendações sobre como gerenciar o curso em sua instituição.

 

O curso está configurado para trabalhar com os insígnias da ferramenta Badgr e conceder credenciais aos usuários após a conclusão de cada módulo (se não conhecia a ferramenta Badgr atuando com Canvas este é o caminho).

 

 

Se você é Professor de um Curso Canvas

Este curso também é para você! Mesmo que sua instituição não inscreva o corpo docente no curso de capacitação, você pode fazer o download de sua própria cópia do Crescendo ou se inscrever no curso pelo Canvas Network. Abaixo, você pode ver as opções necessárias para concluir o curso.

 


Como Acessar o Curso

 

Opção 1:

Inscreva-se no curso diretamente através do Canvas Network (nossa plataforma de MOOCs) - Link de inscrição para o Crescendo com Canvas.

 

Opção 2:

Faça o download de uma cópia do curso. O curso está disponível no Canvas Commons através deste link: Canvas Commons - Crescendo com Canvas.

 

Observação 1: Certifique que esteja conectado ao Canvas com sua conta para acessar o Commons. O curso é oferecido sob uma licença CC BY-NC-SA de Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento-Igual, isso significa que você é livre para compartilhar o curso e também adaptá-lo para atender às necessidades da sua instituição.

 

Observação 2: Se você nunca usou o recurso do Canvas Commons, tudo o que você precisa é de um curso em branco na sua conta Canvas para copiar o conteúdo do Crescendo com Canvas. Quando concluir a cópia do curso, você poderá editar e usar o curso como desejar. Explore este Guia de Ajuda - Como usar o Commons,  caso precise de mais informações.

 

 

Créditos

Um agradecimento grande a nossos colegas da equipe de Serviços de Educação e de outros departamentos que colaboraram com este grande projeto e sua tradução: Erin Keefe , Aurelien Mansier, Mark Sluzky, Christiane Rinardo, Paola Sanchez 

 

Versão original do curso em inglês: Growing with Canvas - New Training Course 

 

 

 Adicionaremos as atualizações futuras do curso nesse blog. Assine esta postagem para se manter informado!

 

 E gostaríamos muito de saber como este curso está ajudando você. Por favor, deixe seus comentários nesta página!

Foi com grande prazer que estreamos as sessões CanvasLIVE em Português com a apresentação Canvas e Badgr - Medalhas para seus Cursos no dia 22/Ago. Agradecemos a todos que nos acompanharam durante o evento!

 

Acesse aqui o conteúdo de nossa apresentação pra você começar, agora mesmo, a utilizar insígnias digitais em seus cursos no Canvas!

 

 

Segue abaixo um resumo dos Checklists de Instalação e Configuração do Badgr no Canvas e os links com recursos de apoio para ajudá-lo a trabalhar com o Badgr no Canvas (estes guias ainda estão em inglês).

 

Instalação e Configuração do Badgr no Canvas

 

1. Checklist de Instalação do Badgr

  1. Criar uma conta Badgr em Badgr.io com o mesmo e-mail usado para logar no Canvas.
  2. No portal do Badgr, acessar as chaves de integração em Account / App Integrations.
  3. No Canvas, localizar o aplicativo externo Badgr no nível de Conta, Subconta ou Curso acessando Configurações / Aplicativos e buscando por Badgr. Selecionar preferencialmente Badgr US.
  4. Adicionar o aplicativo utilizando as chaves de integração. O nome da aplicação pode ser alterado nesse momento.

 

Modo Alternativo Customizado por XML

    1. No portal do Badgr baixe a configuração XML neste link: https://support.badgr.com/portal/kb/articles/all
    2. Editar o XML alterando as variáveis property name="text" do documento. 
    3. No Canvas, no nível de Conta, Subconta ou Curso, navegar até Configurações / Aplicativos e clicar em Exibir Configurações de Aplicativos e em seguida + Aplicativo.
    4. Adicionar um nome para aplicação, adicionar as chaves de integração e colar a configuração XML.

 

  Desta forma é possível editar a forma como o Badgr é exibido nos menus de navegação do Canvas!

 

 

2. Checklist de Configuração no Curso

  1. Certifique-se de ter seus módulos criados e publicados.
  2. Certifique-se de ter os objetos de aprendizagem dentro dos módulos criados e publicados e os requisitos de conclusão do módulo configurados.
  3. Abra o Badgr dentro do curso (é possível que tenha que habilitá-lo como item da navegação do curso).
  4. Crie ou selecione um Emissor (Issuer) de insígnias (só é possível utilizar um emissor no curso).
  5. Crie e atribua insígnias para cada Módulo, descrevendo o critério de emissão da insígnia (utilize o criador de insígnias do Badgr ou carregue imagens com tamanho 400x400 e formato PNG).

 

Configuração Opcional/Adicional

  1. Opcionalmente pode-se adicionar um item do Badgr na lista de objetos do Módulo.
  2. Este novo objeto abre uma nova configuração possível, habilitar a entrega de uma evidência para o recebimento da insígnia, que vai se somar à conclusão dos itens do Módulo como critério.
  3. Adicione um novo item ao módulo em Ferramenta Externa / Badgr.
  4. Selecione este item após criá-lo e marque a opção Evidência (Evidence Required).

 

  Ao acessar essa página o aluno deverá enviar uma URL como evidência para adquirir a insígnia!

 

Informações de Referência:

 

Canvas: 

 

Badgr:

 

OpenBadges:

 

 

Ferramentas Para Criar Insígnias:

 

 

 Acesse este formulário para sugerir/opinar sobre os temas futuros das sessões CanvasLIVE em Português!

 

 Convidamos você a usar esta publicação para compartilhar suas perguntas e comentários sobre o uso de insígnias digitais e a ferramenta Badgr!

 

 

ps. Não é sensacional o trocadilho em inglês dos nomes Badgr (um app de insígnias), Badge (uma insígnia) e Badger(um texugo)?  

Olá, Comunidade Canvas! Foi um prazer conduzir nossa segunda sessão CanvasLIVE com o tema Compartilhando seu Conteúdo do Canvas no dia 31/Out. Agradecemos a todos que nos acompanharam durante o evento!

 

Acesse aqui o conteúdo da sessão e comente conosco, nesta publicação, suas experiências com as ferramentas de compartilhamento e gestão de conteúdo do Canvas!

 

 

E aqui estão os Guias de Ajuda do Canvas para as três ferramentas abordadas durante a sessão:

 

1. Ferramenta de Importação e Exportação do Curso

 

2. Curso Modelo Blueprint

 

3. Canvas Commons

 

 

 Acesse este formulário para sugerir/opinar sobre temas futuros para as sessões CanvasLIVE em Português!

Comunidade Canvas! Quero agradecer a brilhante iniciativa do Alexandre Schneider, em compartilhar a apresentação feita pela FAM no CIAED 2019 sobre o grande trabalho que estão fazendo, extraindo dados analíticos do Canvas e apresentando no PowerBI.

 

Quero aproveitar para disponibilizar também o material da apresentação - Educação Baseada em Competências - Desenvolvendo Outcomes/Resultados no Canvas

 

Atualmente este tema tem tomado cada vez mais importância. A educação baseada em competências vai além de programas baseados simplesmente em notas. Mas como colocá-lo em prática de forma efetiva nas instituições? Este foi o foco da apresentação!

 

O Canvas têm apoiado instituições ao redor do mundo com essa metodologia e nessa palestra apresentamos exemplos, melhores práticas e dicas de como implementar a educação baseada em competências no Canvas.

 

Mais informações sobre como trabalhar competências no Canvas com a ferramenta interna de Outcomes/Resultados:

 

 Junte-se à discussão e compartilhe conosco suas impressões sobre o tema e se já estão desenvolvendo o ensino baseado em competências em sua instituição.

09/Nov - Os vídeos do SEJA O HERÓI - Guia de Início Rápido do Administrador do Canvas foram atualizados com legendas em Português!

 

Sua instituição acabou de escolher o Canvas como AVA e você tem a responsabilidade de gerenciar a plataforma? Ou você é novo no Canvas e deseja enriquecer seu conhecimento sobre a plataforma do ponto de vista de um administrador? Esse recurso é para você! Temos grande alegria em apresentar a versão em Português do curso de capacitação da plataforma Canvas desenhado para os administradores - Seja o Herói - Guia de Início Rápido do Administrador do Canvas!

 

Para construção do Seja o Herói, o Departamento de Serviços Educacionais da Instructure seguiu a mesma identidade visual de seu curso irmão destinado ao corpo docente - Crescendo com Canvas! O curso é 100% online para os usuários concluirem no seu próprio ritmo, de uma maneira flexível e conveniente.

 

Sobre o Curso

Seja o Herói possui seis módulos de conteúdo que levarão os administradores do Canvas (aqueles no nível da conta principal ou em sub-contas) a conhecerem grande parte do que precisam saber para gerenciar e configurar com sucesso o Canvas. O curso incorpora uma combinação dos Guias de Ajuda do Canvas e o Guias de Vídeo para ensinar o conteúdo. Os participantes do curso terão a oportunidade de explorar os principais elementos administrativos do Canvas através de atividades práticas no fim de cada módulo.

 

Seja o Herói - Guia Rápido do Administrador do Canvas (foto)

 


Possíveis Usos

  • Compartilhe este curso com todos envolvidos com a administração do Canvas em sua instituição.
  • Aplique os conhecimentos do Seja o Herói em sua Conta Principal do Canvas ou Sub-Conta.
  • Aumente seu conhecimento sobre o Canvas.

  


Como Acessar o Curso

 

Opção 1:

Inscreva-se no curso diretamente através do Canvas Network (nossa plataforma de MOOCs) - Link de inscrição para o Seja o Herói.

 

Opção 2:

Faça o download de uma cópia do curso. O curso está disponível no Canvas Commons através deste link: Canvas Commons - Seja o Herói.

 

Observação 1: Certifique que esteja conectado ao Canvas com sua conta para acessar o Commons.

 

Observação 2: Se você nunca usou o recurso do Canvas Commons, tudo o que você precisa é de um curso em branco na sua conta Canvas para copiar o conteúdo do Crescendo com Canvas. Quando concluir a cópia do curso, você poderá editar e usar o curso como desejar. Explore este Guia de Ajuda - Como usar o Commons,  caso precise de mais informações.

 

 

Créditos

Um agradecimento grande a nossos colegas da equipe de Serviços de Educação e de outros departamentos que colaboraram com este grande projeto e sua tradução: Erin Keefe e Sallie Michalsky.

 

Versão original do curso em inglês: Be The Hero - New Training Course for Admins 

 

 

 Adicionaremos as atualizações futuras do curso nesse blog. Assine esta postagem para se manter informado!

 

 E gostaríamos muito de saber como este curso está ajudando você. Por favor, deixe seus comentários nesta página!

Olá amigos do Canvas!


Nosso objetivo é trazer informações e recursos úteis e tornar sua experiência com o Canvas a melhor possível. Agora, queremos falar com você, Administrador de Suporte do Canvas, sobre o Serviço de Suporte do Canvas disponível para sua instituição junto de sua assinatura.
 
Nesta postagem, compartilharemos dicas, recursos e melhores práticas para que possa aproveitar ao máximo seu Serviço de Suporte Canvas. Falaremos também sobre os incidentes mais comuns relatados por usuários do Canvas e as recomendações de como eles podem ser resolvidos, caso aconteçam em sua instituição.

 

Entenda seu Serviço de Suporte do Canvas

O gráfico a seguir apresenta os níveis de Suporte do Canvas com seu respectivo tempo de atendimento associado (SLAs). Consulte o nível de Suporte que se aplica a sua instituição.

 

O Suporte Técnico do Canvas para o Brasil é prestado na língua Portuguesa durante o horário comercial do Brasil.

 

SLA de Atendimento Suporte Canvas

 

 

Melhores Práticas, Dicas e Recursos de Ajuda:

 

1. USE O CONSOLE DO SERVICE CLOUD

O Sales Force Service Cloud é a ferramenta disponibilizada ao Administrador do Canvas para gerenciar os pedidos de ajuda e incidentes relatados por usuários do Canvas em sua instituição. Você pode construir uma biblioteca de conhecimento (Knowledge Base) para os chamados mais comuns e criar macros para responder rapidamente os chamados com um único clique.


Consulte o painel e relatórios para revisar chamados e identificar tendências de chamados gerados por origem, função, status, componente do Canvas afetado, tickets JIRA associados e chamados que foram escalados.

 

Service Cloud Console

 

 

2. PERSONALIZE O MENU DE AJUDA DO CANVAS

Como Administrador, personalize o Menu de Ajuda do Canvas adicionando links para informações e recursos que guiem seus usuários a encontrar ajuda em um único lugar.

 

A customização do Menu de Ajuda do Canvas permite criar um menu distinto para cada perfil de usuário da instituição (Professor, Aluno, Tutor, Coordenador, Administrador, etc.). Você pode colocar informações de recursos internos da instituição como Telefone da Secretaria, Help Desk interno, etc.

 

Menu de Ajuda do Canvas

 

 

3. ACESSE OS GUIAS DE AJUDA DO CANVAS

Acesse os Guias de Ajuda do Canvas para Alunos, Professores e Administradores em Português! Compartilhe os Guias de Ajuda no Menu de Ajuda do Canvas, na Página Inicial de seu Curso, etc.

 

Guias de Ajuda do Canvas

 

 

4. PARTICIPE DA COMUNIDADE CANVAS

Visite a Comunidade Canvas para participar de Grupos e eventos CanvasLIVE (online e ao-vivo), encontrar respostas, compartilhar idéias e fazer perguntas. Membros da Comunidade Canvas em todo o mundo estão sempre felizes em ajudar!

 

Comunidade Canvas

 

 

5. JUNTE-SE A COMUNIDADE CANVAS EM PORTUGUÊS

Nosso espaço projetado para unir nossa comunidade local e fornecer recursos em nosso próprio idioma!

 

Comunidade Canvas em Português

 

 

6. VERIFIQUE SEMPRE AS NOTAS DE LANÇAMENTO DO CANVAS

Mantenha-se sempre informado das novas funcionalidades do Canvas e os produtos relacionados a ele. As Notas de Lançamento são mantidas pelo pessoal de documentação (também em Português) e nos permitem saber exatamente o que as atualizações do Canvas trazem.

 

Notas de Lançamento do Canvas

 

 

7. MONITORE A PÁGINA DE STATUS DO CANVAS EM TEMPO REAL

Sempre que necessário e quando alguma coisa não estiver OK, verifique o status do Canvas e seus componentes em tempo real 24h por dia através de: status.instructure.com.

 

Status Canvas

 

 


Problemas Mais Comuns e Dicas de Ajuda

 

Fizemos parceria com nossa maravilhosa equipe de Suporte para identificar alguns dos problemas mais comuns levados até eles diariamente e desenhamos esse guia de ajuda que pode servir de apoio caso identifique estas situações em sua instituição.

 

Baixe arquivo do infográfico anexado neste blog para ter acesso aos links de ajuda contidos no documento!

 

 

Principais Pedidos de Suporte Canvas

 

 

 

 

O Departamento de Treinamentos da Instructure está comprometido em apoiar quaisquer necessidades de treinamento em sua Instituição. Entre em contato com seu CSM para saber mais sobre esse recurso, recursos adicionais ou qualquer uma de nossas ofertas de treinamento.

 

   Adoraríamos saber como este recurso está ajudando você. Por favor, deixe seus comentários nesta página!

ATENÇÃO

O Boletim atual do Canvas será substituído pelo Novo Boletim a partir de 18 de janeiro de 2020!

 

Novo Boletim

O Novo Boletim aprimora itens fundamentais para as avaliações do Canvas e inclui funções aprimoradas de organização, flexibilidade e comunicação. Este recurso foi inicialmente lançado em novembro de 2017.

 

Novo Boletim

 

Informação Geral

As investigações para o Novo Boletim foram conduzidas através de entrevistas, pesquisas, ideias de recursos e canais internos. O Novo Boletim foi introduzido primeiro como um recurso beta; Feedbacks foram recebidos em um grupo de usuários dentro da comunidade do Canvas, que contribuíram para aprimoramentos adicionais. O rótulo beta foi removido em 30 de março de 2019.

 

Alteração Futura

Em 18 de janeiro de 2020, o Boletim atual do Canvas será substituído pelo Novo Boletim. Nenhuma perda de dados resultará nesta transição e alguns novos recursos foram alinhados às funcionalidades existentes no Boletim atual da seguinte forma:

 

Considerar tarefas sem nota como 0 (no Boletim atual)

A opção “Considerar tarefas sem nota como 0” altera a visualização de como as notas são exibidas no Boletim e não afeta diretamente as notas de alunos. Este recurso não está disponível no Novo Boletim para minimizar a confusão sobre as notas reais dos alunos. Se os instrutores quiserem visualizar notas como zeros, eles devem aplicar notas como zeros usando a opção de política global de ausência de entrega ou usar a opção "Nota Padrão" nas tarefas individuais.

 

Detalhes da tarefa

O link “Detalhes da Tarefa” no Boletim atual será substituído pela nova ferramenta de Análises, que fornece capacidades aprimoradas de análises.

 

Ocultar nomes dos alunos

O recurso “Ocultar nomes de alunos” no Boletim existente foi resolvido no Novo Boletim pelos recursos de Avaliação Anônima e Avaliação Moderada já implementadas no Canvas.

 

Ação do Cliente

O Novo Boletim pode ser habilitado há qualquer momento. Nenhuma nota de aluno existente será afetada ao fazer a transição para o Novo Boletim. Contudo, alguns fluxos do LTI ou SIS talvez precisem ser ajustados pelo desenvolvedor da seguinte forma:

 

  • Quaisquer LTIs que suportem silenciamento precisarão ser atualizados para suportar o recurso de Políticas de Postagem do Novo Boletim, que esta disponível desde Julho de 2019.
  • Políticas de atraso e ausência não são aplicáveis à tarefas LTI e a políticas de ausência e devem ser atualizadas manualmente.
  • Alguns provedores SIS fazem o cálculo da nota final com base na opção "Considerar tarefas sem nota como 0". O SIS precisará ser ajustado para fazer o retorno da nota atual em vez da nota final.

 

Recursos

 

 Publicaremos mais informações nas próximas semanas. Lembre-se de seguir esta página para receber notificações e atualizações.

 

Se tem alguma dúvida ou necessita ajuda, comunique-se com seu Gerente de Sucesso ou com nossa equipe de Suporte.