Como eu utilizo a interface do Conferences como moderador ou apresentador?

Quando você tiver iniciado uma conferência ou entrado em uma conferência como moderador, é possível usar a interface de Conferences (Conferências) para moderar e participar da conferência. Qualquer usuário que iniciar uma conferência ou um instrutor que entrar na conferência receberá permissões de moderador. Moderadores podem rebaixar outros moderadores para visualizadores.

A interface do Conferences é exibida usando o sistema de conferências HTML5 do BigBlueButton. Este guia fornece uma visão geral básica da interface do Conferences. Para saber mais sobre os recursos específicos, visualize a documentação do usuário de HTML5 do BigBlueButton.

Recomenda-se usar os navegadores Chrome ou Firefox para acessar a interface do Conferences. O compartilhamento de telas não é suportado em navegadores Safari.

Visualizar Interface das Conferências (View Conferences Interface)

A interface da conferência contém uma variedade de ferramentas para ajudá-lo a moderar e participar da sua apresentação. A interface é composta das seguintes áreas:

  • Menu do usuário [1]
  • Janela da apresentação [2]
  • Ferramentas da conferência [3]
  • Menu de opções [4]

Visualizar menu do usuário

Visualizar menu do usuário

A partir do Menu do usuário, é possível visualizar todos os usuários na conferência [1]. Cada usuário é representado pelo nome de exibição no Canvas.

Também é possível conversar com os participantes da conferência e contribuir em notas compartilhadas. Para abrir o chat da conferência, clique no link Chat público (Public Chat) [2]. Para abrir as Notas compartilhadas (Shared Notes), clique no link Notas compartilhadas (Shared Notes) [3].

O Menu do usuário é aberto por padrão. Para fechar o Menu do usuário, clique no ícone Usuários (User Menu) [4].

Gerenciar Usuários

Gerenciar Usuários

Para gerenciar as configurações para todos os usuários, clique no ícone Configurações de usuário (User Settings) [1].

Para limpar os ícones de status dos usuários, clique no link Limpar todos os ícones de status (Clear all status icons) [2].

Para silenciar usuários, clique nos links Silenciar todos os usuários (Mute all users) ou Silenciar todos os usuários, exceto o apresentador (Mute all users except presenter) [3].

Para salvar nomes de usuário, clique no link Salvar nomes de usuário (Save user names) [4].

Para bloquear recursos específicos da conferência, clique no linnk Bloquear visualizadores (Lock viewers) [5]. Para criar salas de descanso, clique no link Criar salas de descanso (Create breakout rooms) [6].

Para escrever legendas, clique no link Escrever legendas (Write closed captions) [7].

Para conversar com um usuário, remova um usuário da conferência ou promova um usuário para apresentador ou moderador, clique no nome do usuário [8].

Visualizar janela da apresentação

A Janela da apresentação exibe a apresentação que foi selecionada por um moderador ou apresentador [1]. Para carregar um novo arquivo de apresentação, começar uma votação ou compartilhar um vídeo externo, clique no botão Adicionar (Add) [2].

Para começar a gravar a sessão, clique no botão Iniciar Gravação (Start Recording) [3].

A Janela da apresentação também inclui diversas ferramentas que controlam como participar da conferência. Para silenciar ou cancelar o silenciamento do seu microfone, clique no botão Microfone (Microphone) [4]. Para sair ou entrar no áudio da conferência, clique no botão Áudio (Audio) [5].

Para habilitar a sua webcam, clique no botão Webcam [6]. Se webcams estiverem habilitadas, é possível fechar a janela da apresentação e exibir apenas webcams ao clicar no ícone Ocultar apresentação [7].

Para compartilhar a tela do seu computador, clique no botão Compartilhamento de tela (Screen Share) [8].

Visualizar ferramentas de observação

Visualizar ferramentas de observação

A interface do Conferences inclui diversas ferramentas que você pode usar para anotar a janela de apresentação. Para fazer a panorâmica de um documento que foi ampliado, clique no ícone Panorâmica (Pan) [1].

Para visualizar todas as ferramentas de observação, clique e segure o ícone de Caneta. Além da ferramenta de caneta, também é possível criar observações de texto [2], observações de linha [3] ou observações de formas [4].

Para usar um lápis para desenhar na janela da apresentação, clique no link Lápis (Pencil) [5].

Se uma anotação for adicionada à sua apresentação, você poderá selecionar a espessura e a cor da anotação nas Ferramentas de Anotação.

Para desfazer a observação mais recente, clique no ícone Desfazer (Undo) [6]. Para excluir todas as observações que você criou, clique no ícone Excluir (Delete) [7].

Para ativar a rejeição de palma, clique no ícone Rejeição de palma [8].  

Para permitir que todos os usuários usem as ferramentas de observação, clique no ícone Quadro branco para múltiplos usuários (Multiuser Whiteboard) [9].

Abrir menu de opções

Abrir menu de opções

Para abrir o menu de Opções, clique no ícone Opções (Options) [1].

Para visualizar a conferência no modo de tela cheia, clique no link Alterar para tela inteira (Make fullscreen) [2].

Para visualizar informações sobre a conferência, clique na opção Sobre (About) [3]. Para visualizar tutoriais de ajuda, clique no link Ajuda (Help) [4]. Para visualizar as teclas de atalho, clique no link Atalhos do teclado (Keyboard shortcuts) [5].

Para terminar a conferência, clique no link Encerrar reunião (End meeting) [6]. Para sair da interface, clique no link Sair da reunião (Leave meeting) [7].

Para visualizar seu status de conexão, clique no ícone de Status de conexão [8].

Visualizar menu de configurações

Visualizar menu de configurações

Para abrir o menu de configurações, clique no link Configurações (Settings).

Gerenciar configurações do aplicativo

Gerenciar configurações do aplicativo

Para gerenciar configurações do aplicativo, clique no link Aplicativo (Application) [1].

Para gerenciar as animações exibidas quando um usuário está falando, clique no botão Animações (Animations) [2].

Para gerenciar filtros de áudio de microfone, clique no botão Filtros de áudio para microfone (Audio Filters for Microphone) [3].

Para selecionar o idioma da interface, clique no menu suspenso Idioma do aplicativo (Application Language) [4].

Para ajustar o tamanho da fonte, clique nos botões Reduzir (Decrease) ou Aumentar (Increase) [5].

Gerenciar configurações de notificações

Gerenciar configurações de notificações

Para gerenciar as configurações de notificação, clique no link Notificações (Notifications) [1].

Para gerenciar alertas de bate-papo, clique nos botões Alertas de áudio de mensagem de bate-papo (Chat Message Audio Alerts) [2] e Alertas pop-up (Popup Alerts) [3].

Para gerenciar alertas de entrada de usuário, clique nos botões Alertas de áudio de entrada de usuário (User Join Audio Alerts) [4] e Alertas pop-up (Popup Alerts) [5].

Por fim, para gerenciar alertas de mão levantada, clique nos botões Alertas de áudio de mão levantada (Raise hand Audio Alerts) [6] e Alertas pop-up (Popup Alerts) [7].

Nota: Alertas do chat só funcionam dentro do mesmo navegador no qual a interface do Conferences está aberta.

Gerenciar configurações da economia de dados

Gerenciar configurações da economia de dados

Para gerenciar configurações da economia de dados, clique no link Economias de dados (Data savings) [1].

Para habilitar ou desabilitar webcams, clique no botão Habilitar webcams (Enable webcams) [2].

Para habilitar ou desabilitar o compartilhamento da área de trabalho, clique no botão Habilitar compartilhamento da área de trabalho (Enable desktop sharing) [3].