Como eu adiciono uma rubrica a uma tarefa?

Você pode adicionar uma rubrica a uma tarefa para ajudar estudantes a entenderem expectativas para a tarefa e como você pretende pontuar suas submissões. Ocasionalmente, rubricas são adicionadas a tarefas quando você possui um resultado dentro de uma rubrica que você deseja usar para propósitos de alinhamento. Além das tarefas, rubricas também podem ser adicionadas a discussões com nota e questionários.

Rubricas podem ser adicionadas buscando rubricas existentes em um de seus cursos, ou criando uma nova rubrica.

Observação:

  • Você só pode adicionar uma rubrica às tarefas que usam os tipos de envio On-line ou Físico.
  • Ao adicionar uma rubrica em uma tarefa moderada, quaisquer resultados associados serão exibidos no Boletim de Domínio do Aprendizado somente após a postagme das notas finais.

Abrir Tarefas

Abrir Tarefas

Em Navegação do Curso (Course Navigation), clique no link Tarefas (Assignments).

Abrir Tarefa

Clique no nome da tarefa.

Adicionar Rubrica

Adicionar Rubrica

Clique no botão Adicionar Rubrica (Add Rubric).

Localizar um protocolo

Localizar um protocolo

Para encontrar uma rubrica existente, clique no link Encontrar uma rubrica (Find a Rubric).

É possível encontrar rubricas que foram criadas em tarefas prévias, assim como rubricas criadas em outros cursos onde você possui uma função de instrutor.

Selecionar Rubrica

Selecionar Rubrica

Na primeira coluna, selecione um curso ou conta [1]. Na segunda coluna, localize e clique no nome de uma rubrica [2]. É possível visualizar o critério e pontos em cada rubrica. Para selecionar uma rubrica para a tarefa, role até o fundo da rubrica e clique no botão Usar esta rubrica (Use This Rubric) [3].

Editar protocolo

Gerenciar Rubrica

Para editar uma rubrica não usada ou selecionar configurações da rubrica, clique no ícone Editar (Edit).

Nota: Ao editar uma rubrica, é possível remover critérios de resultados associados. Contudo, critérios de resultados só podem ser editados a partir da página Resultados.

Criar Nova Rubrica

Criar Nova Rubrica

Se você não conseguir encontrar uma rubrica existente para usar para a tarefa, é possível criar uma nova rubrica para a sua tarefa. Novas rubricas são salvas no seu curso para uso futuro.

Selecionar Configurações da Rubrica

Após ter adicionado uma rubrica, é possível selecionar diversas opções para a rubrica.

Se você deseja escrever comentários de forma livre para alunos no SpeedGrader, selecione a caixa de seleção Escreverei comentários de forma livre... (I'll write free-form comments...) [1]. Se essa opção estiver selecionada, nenhuma classificação será usada para avaliar o aluno, e os valores do critério são atribuídos manualmente.

Se você deseja remover pontos da rubrica, selecione a caixa de seleção Remover pontos da rubrica (Remove points from rubric) [2]. Se esta opção estiver selecionada, nenhum ponto está associado à rubrica, mas os alunos ainda podem ser avaliados usando o critério da rubrica.

Se você tem o Boletim de domínio do aprendizado habilitado, mas não deseja que resultados sejam postados ao Boletim de domínio do aprendizado, selecione a caixa de seleção Não postar Resultados no Boletim de Domínio de Aprendizado (Don't post Outcomes results to Learning Mastery Gradebook) [3]. Se esta opção estiver selecionada, os alunos poderão ver a rubrica e os resultados nas páginas de Notas e detalhes do envio, mas os resultados não serão postados ao Boletim de domínio do aprendizado.

Se você deseja usar a rubrica para avaliação no SpeedGrader, selecione a caixa de seleção Usar esta rubrica para avaliação de tarefas (Use this rubric for assignment grading) [4].

Se você não quiser que os alunos vejam a pontuação total para a rubrica, selecione a caixa de seleção Ocultar pontuação total para resultados de avaliação (Hide score total for assessment results)  [5]. Os alunos ainda podem ver os valores de ponto para cada critério, mas a pontuação total não será mostrada na parte inferior da rubrica. Esta opção está disponível apenas se a rubrica não for usada para classificação.

Salvar Rubrica

Salvar Rubrica

Clique no botão Atualizar Rubrica (Update Rubric).

Nota: Se você criou uma nova rubrica, a tarefa exibirá o botão Criar Rubrica (Create Rubric).

Ajustar Pontos da Nota

Ajustar Pontos da Nota

Se você selecionar a opção para usar a rubrica para avaliação, o Canvas comparará a pontuação da rubrica e os pontos da Tarefa.

Se o número de pontos na rubrica for diferente do que o número de pontos na Tarefa, o Canvas gerará uma mensagem de aviso notificando que os valores de pontos não são iguais.

Para atualizar o número de pontos na tarefa, clique no botão Alterar (Change) [1]. Caso contrário, clique no botão Deixar diferente (Leave different) [2].

Visualizar Rubrica

Visualizar Rubrica

Visualize a rubrica para a tarefa.

Para editar a rubrica, clique no ícone Editar [1]. Para substituir uma rubrica por uma rubrica existente, clique no ícone Buscar (Search) [2]. Para excluir uma rubrica da tarefa, clique no ícone Excluir (Delete) [3].  

Copiar Rubrica

Copiar Rubrica

Se você tentar editar uma rubrica que está sendo usada em mais de uma tarefa (tarefa, discussão gradudada ou questionário), o Canvas irá gerar uma mensagem de alerta que a rubrica não pode ser editada. Essa mensagem significa que a rubrica não pode ser editada diretamente, mas você pode criar uma cópia da rubrica.

Para criar uma cópia da rubrica, clique no botão OK. O Canvas irá criar uma versão copiada da rubrica. A versão editada irá automaticamente substituir a rubrica anterior na tarefa. Se você usar a rubrica para avaliação, a rubrica irá ser atualizada para todos estudantes no SpeedGrader. Você pode reavaliar os envios dos estudantes que já podem ter sido avaliados com a rubrica original.

A rubrica copiada também será salva na lista de rubricas do curso para uso futuro.

Nota: Uma rubrica conectada a múltiplas tarefas não poderá ser copiada se a única alteração feita for para usar a rubrica para avaliação de tarefa.