Quais opções posso configurar em um questionário?

Quando você criar um questionário, terá uma variedade de opções para escolher em relação ao questionário.

Nome do Questionário

No campo Questionário Sem Nome (Unnamed Quiz), você pode adicionar um nome para seu questionário.

Escolher Detalhes do Questionário

Escolher Detalhes do Questionário

Quando estiver criando um questinário, o padrão do Canvas é ir para a aba de Detalhes (Details).

  1. Crie quaisquer instruções para o Questionário no Editor de Conteúdo.
  2. Selecione o tipo de questionário.
  3. Categorize o questionário em um grupo apropriado de Tarefa.

Configurar Opções do Questionário

Configurar Opções do Questionário

Configurações do Questionário possuem diversas opções.

Embaralhar respostas [1]: Você pode embaralhar (fora de ordem) as perguntas. (Você também pode embaralhar perguntas criando um grupo de perguntas.)

Limite de tempo [2]: Você pode escolher configurar um limite de tempo digitando o número de minutos que os estudantes têm para responder o questionário todo. Questionários com tempo começam quando um aluno começa o exame e não pausam se o aluno sair do questionário. Se nenhum limite de tempo for configurado, os estudantes terão tempo ilimitado para responder o questionário.

Nota: Se um questionário por tempo for automaticamente enviado após um aluno perder a conexão à Internet, o carimbo de hora do envio e tempo para completar o questionário podem não se alinhar ao limite de tempo atribuído e/ou as datas de disponibilidade.

Várias tentativas [3]: Você pode permitir múltiplas tentativas.

Respostas do questionário [4]: Você pode escolher permitir que os alunos vejam o que eles responderam, qualquer feedback automático gerado pelo questionário para respostas corretas ou erradas e quais perguntas eles erraram. Questionários possuem essa opção por padrão, então se você não quiser que os estudantes vejam suas respostas dos questionários, desmarque a caixa de seleção.

Como parte desta opção, você sempre pode restringir a visualização de estudantes de seus resultados do questionário para Apenas Uma Vez Após Cada Tentativa [5]. Os alunos poderão apenas visualizar os resultados imediatamente após terem concluído o questionário. Resultados incluem suas respostas e as respostas corretas.

Notas:

  • Essa opção pode não ser apropriada para questionários que requerem avaliação manual, tais como perguntas dissertativas, nas quais os estudantes podem requerer visualizações adicionais para visualizarem resultados adicionais.
  • Quando um questionário é salvo com a opção Apenas Uma Vez Após Cada Tentativa, você pode usar a funcionalidade de Moderação do Questionário para conceder visualizações adicionais aos estudantes para seus resultados dos questionários.

Respostas corretas [6]: Você pode permitir que os alunos vejam as respostas corretas do questionário após concluírem o questionário. Essa configuração habilita uma aba verde Correta em cada resposta correta para todo o questionário. Essa opção é padrão para questionários, portanto se você não quiser que estudantes visualizem suas respostas corretas, desmarque a caixa de seleção.

Como parte desta opção, você também pode controlar quando e por quanto tempo os estudantes podem visualizar as respostas corretas configurando datas (e tempos específicos, se necessário) nos campos Mostrar (Show) e Ocultar (Hide).

  • Para exibir respostas imediatamente após o envio do questionário, deixe em branco os campos Mostrar (Show) e Ocultar (Hide).
  • Para criar um intervalo de datas para exibir as respostas, configure uma data de início no campo Mostrar (Show) e uma data de término no campo Ocultar (Hide).
  • Para sempre exibir respostas após uma data específica, configure a data no campo Mostrar (Show).
  • Para ocultar as respostas após uma data específica, configure a data no campo Ocultar (Hide).

Nota: Se a opção Apenas Uma Vez Após Cada Tentativa está selecionada, ela irá sobrescrever quaisquer datas mostrar ou ocultar, ou tempos. Se você quiser mostrar ou ocultar as respostas corretas em uma data ou horário específico, a opção Apenas Uma Vez não pode estar selecionada.

Uma pergunta por vez [7]: Você pode exibir uma pergunta por vez e bloquear as perguntas após serem respondidas.

Observação:

  • Perguntas estarão travadas mesmo se um aluno clicar no botão Próximo (Next) sem responder a pergunta.
  • Se o administrador do Canvas restringiu que os estudantes vejam os envios de questionários após o término do curso, as opções 4 e 6 não estarão disponíveis após passada a data de término do curso.

Visualizar Opções Expandidas

Visualizar Opções Expandidas

Algumas configurações contêm opções de menu expandido:

Permitir Múltiplas Tentativas

  • Pontuação Recente de Questionário [1]  Você pode escolher entre manter a pontuação mais alta, última pontuação, ou uma média de pontuação de todas as tentativas. Por padrão, o Canvas irá manter a pontuação mais alta, a menos que essa configuração seja alterada.
  • Tentativas Permitidas [2]  Você pode permitir múltiplas tentativas e limitar o número de tentativas. O traço padrão representa tentativas ilimitadas.

 

Se você mantiver a opção padrão de Questionários para estudantes visualizarem seus resultados de questionários:

  • Se você permitir pelo menos uma tentativa para o questionário, a área Permitir que os alunos visualizem suas respostas do questionário (Let Students See Their Quiz Responses) exibirá uma caixa de seleção Somente após a última tentativa (Only after their last attempt) [3]. Selecionar esta opção significa que os estudantes somente poderão ver suas respostas corretas após a última tentativa do questionário.
  • Se você permitir mais de uma tentativa para o questionário, por favor, esteja atento que nem todos os estudantes podem completar todas as tentativas e por isso podem nunca visualizar suas respostas do questionário. Por exemplo, se um estudante possui três tentativas, mas alcançou sua pontuação desejada na segunda tentativa, o estudante provavelmente não irá completar sua terceira (e última) tentativa. Isso significa que suas respostas de questionários e suas respostas corretas nunca irão aparecer porque a última tentativa não foi completada. Para permitir que estes estudantes vejam suas respostas, você pode ter que alterar manualmente as configurações do questionário posteriormente.

 

Se você mantiver as opções padrão para Questionários para estudantes visualizarem suas respostas corretas:

  • Se você permitir pelo menos uma tentativa para o questionário (allow at least one attempt for the quiz), a área Permitir que os alunos visualizem as respostas corretas (Let Students See The Correct Answers) apenas exibirá uma caixa de seleção Somente após a última tentativa (Only after their last attempt) [4]. Selecionar essa opção significa que estudantes só podem visualizar as respostas corretas do questionário após sua última tentativa. Essa opção irá seguir a funcionalidade do questionário por múltiplas tentativas. Se um estudante nunca fizer a última tentativa, a configuração de resposta correta não irá se aplicar. Para permitir que estudantes vejam suas respostas corretas, você pode manualmente alterar as opções do questionário posteriormente.  

 

Exibir Uma Pergunta Por Vez

  • Bloquear Perguntas [5]  Você pode escolher por bloquear perguntas após terem sido respondidas. Essa opção significa que estudantes não podem voltar para a pergunta anterior uma vez que ela tenha sido respondida.

Configurar Restrições do Questionário

Configurar Restrições do Questionário

Você pode restringir o questionário para que ele só seja respondido em situações específicas. Por padrão, essas opções nunca estão selecionadas.

  1. Você pode requerer que estudantes digitem um código de acesso para fazer o questionário.
  2. Você pode filtrar o endereço IP e requerer que os estudantes respondam o questionário de um computador específico no laboratório.

 

Notas:

  • Se você tiver o plugin Respondus LockDown Browser habilitado pela sua instituição, usar esse navegador também irá aparecer como uma opção aqui. O Respondus LockDown Browser não suporta que outras janelas sejam abertas durante o questionário e ajuda a prevenir trapaças.
  • Se sua instituição utiliza o Respondus LockDown Browser LTI, a opção Respondus não aparecerá nas restrições do Questionário e as configurações do Respondus LockDown poderão ser gerenciadas do Painel de Controle do LockDown Browser na Navegação do Curso.

Visualizar Restrições Expandidas

Visualizar Restrições Expandidas

Para requerer um código de acesso, digite o código de acesso no campo de texto código de acesso [1].

Para filtrar o endereço IP, digite o endereço IP no campo de texto endereço IP [2]. Observação: Filtros de IP para questionários são uma forma de limitar o acesso ao questionário para computadores em uma faixa específica de IP. Filtros podem ser feitos com uma lista de endereços separada por vírgula, ou um endereço seguido por uma máscara ("192.168.217.1", "192.168.217.1/24" ou "192.168.217.1/255.255.255.0"). Para mais informações sobre essas máscaras, visualize a Filtragem de IP no Canvas PDF.

Atribuir Questionário e Datas

Atribuir Questionário e Datas

No campo Atribuir (Assign) [1], você pode atribuir o questionário para qualquer um, uma turma do curso, ou um aluno individual.

Você pode configurar Data de Entrega (Due Date) [2], data de Disponível a partir de [3], e data de Disponível Até [4] para o questionário. Esses campos são opcionais e podem ser configurados dependendo da forma com que você quer gerenciar o questionário:

  • Data de Entrega: a data e horário de vencimento do Questionário
  • Disponível a partir de: a data e hora quando o Questionário se tornará disponível para os alunos realizarem o questionário
  • Até: a data e horário em que estudantes não podem mais responder o questionário

Aprenda mais sobre datas de entrega e disponibilidade.

Observação:

  • Se tiver definido datas de substituição da seção no seu curso, talvez seja necessário selecionar uma seção do curso e definir datas de prazo e disponibilidade que estejam dentro das datas de substituição da seção.
  • Se alterar a data de vencimento de um questionário que os alunos já começaram, mas ainda não enviaram, os seus envios do questionário serão enviados automaticamente com base na data e hora da data de vencimento original.
  • Para questionários enviados automaticamente, o carimbo de data/hora reflete um período de cinco minutos de tolerância que começa após a data e hora de vencimento terminarem e pode não ser alinhado à data e hora de vencimento atribuído.

Criar Perguntas do Questionário

Criar Perguntas do Questionário

Quando você tiver ajustado as configurações para seu questionário, clique na aba Perguntas (Questions) para criar as perguntas e pontos do questionário. Você pode criar perguntas individuais do questionário, perguntas com um banco de perguntas, perguntas com um grupo de perguntas, e perguntas com um banco de perguntas em um grupo de perguntas.

Salvar Questionário

Salvar Questionário

Clique no botão Salvar (Save) para salvar seu trabalho em seu questionário.

Nota: Você não deve publicar seu questionário até que ele seja seu produto final. Se você estiver pronto para publicar seu questionário e torná-lo disponível para estudantes, clique no botão Salvar & Publicar (Save & Publish).

Opções de Questionários Não Publicados

Opções de Questionários Não Publicados

Quando você salvar seu questionário, terá diversas opções do questionário.

Para publicar o questionário, clique no botão Publicar (Publish) [1]. Publicar um questionário significa que estudantes estarão habilitados para visualizar o questionário no curso.

Antes de publicar o questionário, se você quiser ver a visualização de estudante e ter certeza de que ele aparecerá corretamente, clique no botão Visualizar (Preview) [2]. Para editar o questionário, clique no botão Editar (Edit) [3].

Também é possível visualizar mais opções no menu Opções (Options) [4]:

  • Exibir a rubrica para um questionário, para avaliar as respostas dos estudantes, tais como perguntas dissertativas (aprenda a adicionar uma rubrica) [5].
  • Bloquear este questionário agora para que estudantes não possam acessar o questionário quando for publicado. O título do questionário ainda estará visível aos alunos, mas eles não poderão abrir o questionário. Essa opção é aplicável apenas a questionários atribuídos a Qualquer Um.
  • Excluir este questionário [7].

Nota: Se você deseja ocultar o questionário da visualização de estudante, não publique o questionário. Quando o questionário não está publicado, ele só pode ser visto pelo instrutor.

Desbloquear Questionário

Desbloquear Questionário

Para desbloquear um questionário, clique no ícone Opções (Options) [1] e clique no link Permitir que os alunos façam este questionário agora (Let Students Take this Quiz Now) [2].

Desbloquear Limite do Questionário

Para desbloquear um questionário por tempo indeterminado, clique no botão de opção Sem limite de tempo (No time limit) [1]. Se você preferir desbloquear o questionário até uma data e hora específica, clique no botão de opção Até (Until) [2] e use o ícone calendário [3] para selecionar a data e horário. Clique no botão Desbloquear (Unlock) [4] quando você estiver terminado.

Opções de Questionário Publicado

Quando você publicar o questionário, pode visualizar opções adicionais.

Além das opções disponíveis para questionários não publicados, no Menu de opções (Options Menu)[1] é possível:

  • Visualizar (Preview) o questionário [2]
  • Exibir resultados do questionário de estudantes (Show Student Quiz Results) de estudantes que já responderam o questionário [3]
  • Enviar mensagens para estudantes que já responderam o questionário ou para os que ainda não responderam o questionário [4]

 

Na barra lateral, você pode acessar as funcionalidades relacionadas ao questionário:  

 

Também é possível ocultar notas de alunos ao usar políticas de postagem no boletim.