Conferências simultâneas no Canvas

Jump to solution
fernando_correi
Community Novice

Olá a todos,

Gostaria de sanar uma dúvida sobre as conferências no Canvas.

Vou dar um exemplo para que minha dúvida fique mais clara:
Um professor ministra uma determinada disciplina X; por sua vez, essa disciplina X faz parte da grade acadêmica de diversos cursos, vamos supor, 10 cursos.
Atualmente, no Canvas, o professor precisa entrar em cada curso individualmente para criar e agendar a conferência.

Existe alguma forma deste professor fazer a teleconferência de forma simultânea desta disciplina X para TODOS os 10 cursos a qual ela é comum, por meio de uma única programação/agendamento?

Desde já agradeço.

1 Solution
Alexandre_Sch
Community Contributor

Olá Fernando, tudo bem? 

Você utiliza a ferramenta nativa de conferências do Canvas, a BigBlueButton? 

Se sim, você utiliza a versão paga ou a free?

Se for a free, infelizmente não é possível fazer o compartilhamento da conferência para outras disciplinas, será necessário criar cada conferência individualmente, disciplina por disciplina. Ou, você pode gravar utilizando o Studio, caso possua, a sua conferência feita em uma sala e depois replicar essa gravação para as demais. 


Caso você utilize a versão paga do BigBlue, existe uma funcionalidade de você compartilhar entre outras disciplinas a mesma conferência, se não me engano o professor precisa estar matriculado em todas as outras disciplinas que a conferência será compartilhada.

Outra coisa que você pode fazer é trabalhar essa disciplina como uma Pool em comum na grade. Dessa forma, indiferente de qual curso o aluno seja, todos irão ser matriculados em uma única disciplina. A ideia é separar os alunos de cada curso em grupos dentro da disciplina (pode até trabalhar com sessões para conteúdos únicos por curso). Para a conferência, como ela só trabalha por sessão, você pode fazer a conferência atendendo todos os alunos de uma sessão específica ou de todas as sessões. 

A utilização do grupo é uma forma que estamos testando de matricular um número grande de alunos em uma única disciplina (não esquecer de selecionar "Curso grande" na configuração da disciplina). Dessa forma, o boletim e demais ferramentas que possuem por default uma grande quantidade de informação carregam mais rápido, já que serão carregados por grupos e não pela turma toda. 

Porém, nativamente o bigbluebutton alerta que para uma boa qualidade o número ideal de alunos em uma única sala gira em torno de 100-250 alunos. 

Espero ter ajudado! 

Atenciosamente,

Alexandre S.

View solution in original post