Lista de Verificação para a Aprendizagem Digital com o Canvas

gsimoni
Instructure
Instructure
0
1186

Com o aumento das iniciativas de aprendizagem digital em todo o mundo, muitos administradores e professores estão procurando formas de cumprir seus objetivos de aprendizagem e oferecer aos alunos a melhor experiência de aprendizado possível no século XXI. As ferramentas do Canvas nos permitem atingir todos os aspectos da aprendizagem digital e levá-los a um novo nível. Implementar a aprendizagem digital em um colégio ou universidade pode parecer uma tarefa assustadora, mas, utilizando o modelo SAMR para integração de tecnologia e o Canvas, você terá trampolins para alcançar o aprendizado digital pleno em sua instituição.

Modelo SAMR para Integração de Tecnologia

O modelo SAMR é um conceito desenvolvido pelo Dr. Ruben Puentedura que organiza a utilização de tecnologias em sala de aula em quatro níveis. Os quatro níveis, que dão nome ao modelo, representam: Substituição, Aumento, Modificação e Redefinição. O modelo SAMR possibilita um padrão para a adoção de tecnologias em toda instituição, enquanto os professores se esforçam para ajudar alunos a visualizar conceitos complexos.

Substituição e Aumento, os dois primeiros níveis, significa que a uma tarefa tradicional pode ser executada através de recursos tecnológicos e com ganhos nos processos de ensino e aprendizado que não seriam possíveis. Em Modificação e Redefinição, a tecnologia permite redesenhar significamente a tarefa adicionando novas formas de engajamento e até redefinindo o sentido da tarefa com recursos inconcebíveis antes.

Acesse o vídeo abaixo (disponibilizado no portal Common Sense Education) para entender melhor os conceitos do modelo SAMR com um exemplo prático. Caso prefira você pode baixar o vídeo e utilizar este arquivo de legendas em português em seu player favorito. Acesse também a transcrição do áudio disponível em português.

SAMR Model


A aprendizagem digital é sua iniciativa, o Canvas é a ferramenta e o SAMR é o modelo para levar a instituição à era da aprendizagem digital. Na imagem abaixo, usamos o SAMR lado a lado com a pirâmide da Taxonomia de Bloom para ajudar a entender o que o SAMR pode trazer para nós. Ao usar o SAMR, podemos começar a usar funções básicas do Canvas para alcançar a aprendizagem digital. À medida que nos sentimos mais confortáveis com o Canvas, podemos avançar para integrar mais ferramentas disponíveis. À medida que avançamos no modelo SAMR, somos capazes de alcançar tudo o que o Canvas tem a oferecer para sala de aula.

Taxonomia de Bloom e Modelo SAMR

As listas de verificação apresentadas abaixo tem como objetivo servir de base para o seu plano de desenvolvimento. Elas focam nos "porquês" e "comos" de seu plano e darão aos professores o sentido por trás de aprender o Canvas. Elas também podem ser usadas como uma ferramenta de avaliação durante as observações do corpo docente. Fique à vontade para fazer download e utilizar essas listas de verificação em sua iniciativa de aprendizagem digital.

Link para Download: Lista de Verificação para a Aprendizagem Digital [PDF]

Lista de Verificação para a Aprendizagem Digital

Lista de Verificação para a Aprendizagem Digital - Admin

Créditos

Um agradecimento ao nosso consultor Adam Kuntz do departamento de Serviços de Edução pela postagem original em Digital Learning Checklists.