Ideia criada: Inativação de usuário (status: Inativo)

Alexandre_Sch
Community Contributor

Olá Comunidade Canvas - Brasil. 

Recentemente, criei uma ideia: https://community.canvaslms.com/ideas/15430-inactive-a-userid-from-account-level" modifiedtitle="tru....

Basicamente, quando um usuário cancela uma matrícula (perca de vínculo) basta enviarmos pela integração o status de Deleted no arquivo users.csv.

Porém, caso seja necessário remover o aluno do Canvas e manter o vínculo dele ativo, para um possível retorno, existem alguns "jeitinhos":

  • Alterar senha e e-mail (para que ele não consiga resetar a senha)
  • Alterar o Login_id (Caso não use um provedor de autenticação)
  • Bloquear o acesso pelo portal/provedor (caso utilize um provedor de autenticação)

Pensando nas instituições que não utilizam um provedor de autenticação, as duas primeiras opções não são práticas muito boas. Pensando nisso que criei essa ideia, onde exista um terceiro status no arquivo users.csv:

  • active
  • deleted
  • inactive - dessa forma, inativamos o usuário no nível de Account e não no nível de disciplina (enroll), removendo a necessidade de alterarmos dados dos estudantes (o mesmo vale para sub-accounts). 

Quando o status do inactive estiver ativo, nenhuma ferramenta dentro das disciplinas irá mostrar aquele estudante: Notas,  Pessoas... Porém, quando ativarmos o aluno novamente, tudo permanece, inclusive seus dados de acesso.

Caso essa solução seja válida para a sua IES ou queiram ajudar, votem 😃

Obrigado!