Quais são os padrões de acessibilidade do Canvas?

Garantir uma experiência acessível e agradável a todos os usuários, independentemente da deficiência, é um elemento-chave do software Canvas. A plataforma Canvas foi construída usando as tecnologias HTML e CSS mais modernas e está comprometida com a Iniciativa de Acessibilidade na Web do W3C e as diretrizes da Seção 508.

O Voluntary Product Accessibility Template, ou VPAT, é uma ferramenta que administradores e tomadores de decisão podem usar para avaliar a conformidade do Canvas com os padrões de acessibilidade da Seção 508 da Lei de Reabilitação. Veja mais informações sobre o Modelo voluntário de acessibilidade do produto Canvas.

Diretrizes gerais de design de acessibilidade podem ser encontradas no documento Diretrizes gerais de design de acessibilidade

Você pode ler mais sobre os aprimoramentos de recursos e acessibilidade mais recentes nas Notas de versão do produto Canvas. Se você tiver sugestões adicionais, entre em contato com accessibility@instructure.com.

Leitores de tela e navegadores

Cada recurso e versão do Canvas é testado manualmente com as seguintes combinações de leitor de tela e navegador: 

  • JAWS (versão mais recente para Chrome/Firefox no Windows)
  • NVDA (versão mais recente para Chrome/Firefox no Windows)
  • VoiceOver (última versão para Safari/Chrome em Macintosh e iOS móvel)
  • Talkback (versão mais recente para celular Android)

O emparelhamento de navegador e leitor de tela é selecionado com base nas estatísticas atuais de uso do leitor de tela e do navegador, garantindo que as combinações preferidas sejam sempre mantidas para a maior variedade de usuários do Canvas. À medida que as preferências mudam e se estabilizam com o tempo, o teste e o suporte do Canvas mudam para corresponder a elas.

O Canvas foi projetado para que os usuários de leitores de tela possam utilizar com confiança seu leitor de tela e navegador preferidos. No entanto, a variedade de combinações de navegador e leitor de tela significa que apenas as combinações listadas acima são testadas e confirmadas para funcionar bem no Canvas. Se você tiver problemas ao usar sua combinação preferida de navegador e leitor de tela, revise e utilize as combinações suportadas oficialmente listadas acima. Se você tiver problemas com as combinações de leitor de tela e navegador com suporte oficial, informe sua experiência ao suporte do Canvas.

Saiba mais sobre os navegadores compatíveis com o Canvas.

Navegação na tela com leitores de tela

O Canvas faz uso extensivo de regiões de referência ARIA. Accessible Rich Internet Applications (ARIA) define maneiras de tornar o conteúdo da Web e os aplicativos da Web mais acessíveis para pessoas com deficiências. Portanto, a melhor maneira de se locomover no Canvas é navegar pelas regiões. Dentro das regiões, o Canvas usa cabeçalhos HTML, portanto, navegar entre os cabeçalhos pode ser útil.

Ao usar um leitor de tela, o menu de navegação da página do Canvas é o seguinte:

1. Navegação principal

2. Navegação de contexto

3. Navegação por breadcrumbs

4. Região principal

5. Informações de cortesia

6. Informações de conteúdo

Componentes de acessibilidade da tela

O Canvas contém vários recursos unificadores de acessibilidade que podem ser encontrados em várias páginas do Canvas.

Mover conteúdo na tela

Sempre que arrastar e soltar é usado para reordenar os componentes, a opção Mover para também está disponível e permite que leitores de tela e usuários de teclado movam o conteúdo do Canvas. A opção Mover para está disponível nos seguintes recursos:

  • Navegação do curso
  • Módulos
  • Discussões
  • Tarefas
  • Resultados
  • Testes
  • Novos testes

Atalhos do teclado

Para visualizar uma janela com uma lista de atalhos de navegação de teclado em uma discussão individual, anúncio ou no Rich Content Editor, pressione Alt+F8 (em um teclado de PC) ou Option+ F8 (em um teclado Mac) simultaneamente em seu teclado. Para exibir uma janela com uma lista de atalhos de navegação de teclado na página Índice de Tarefas, página Índice de Módulos, Boletim e SpeedGrader, pressione Shift+? em seu teclado. Atalhos de teclado estão disponíveis nas seguintes páginas do Canvas:

Notas:

Acessibilidade do recurso de tela

Vários recursos do Canvas foram especificamente aprimorados para acessibilidade. Outros recursos podem ser limitados no momento. Esta seção destaca várias áreas de recursos e comportamentos de acessibilidade.

Calendário: O Calendário suporta a Visualização de Agenda, que lista todas as atribuições e eventos em uma lista ou formato de agenda. Saiba como acessar a Visualização da agenda do calendário.

Bate-papo: A ferramenta de bate-papo tem a opção de habilitar notificações de áudio quando novas mensagens são postadas.

Tamanho da fonte: A interface Canvas usa dimensionamento rem para fontes, de modo que qualquer tipografia será ampliada quando o navegador for ampliado e será dimensionada se uma fonte personalizada do tamanho do navegador for escolhida ou definida na configuração do navegador.

Boletim: Tanto o Boletim quanto o Boletim Learning Mastery suportam uma exibição individual, onde os instrutores podem ver as tarefas e notas de um aluno por vez. Saiba mais sobre a visão individual no Boletim e no Boletim Learning Mastery.

Testes: Os questionários permitem que os instrutores moderem um questionário para indivíduos que exigem mais tempo ou que precisam de várias tentativas. Aprenda como conceder tempo extra ou tentativas em um teste.

Novos testes: Novos testes permitem que os instrutores moderem um questionário para indivíduos que exigem mais tempo ou que precisam de várias tentativas. Aprenda como conceder tempo extra ou tentativas em um Novo Teste.

Rich Content Editor: O Rich Content Editor oferece suporte a vários recursos de acessibilidade para facilitar a criação de conteúdo acessível:

  • O Rich Content Editor inclui uma ferramenta de acessibilidade que verifica erros comuns de acessibilidade dentro do editor. Esta ferramenta pode ajudar a projetar o conteúdo do curso ao considerar atributos de acessibilidade e está localizado na barra de menu do Rich Content Editor. Aprenda como usar o Verificador de Acessibilidade no Rich Content Editor.
  • O texto alternativo deve ser adicionado ao incorporar imagens externas. Aprenda como incorporar imagens da web no Rich Content Editor.
  • As legendas ocultas devem ser incorporadas aos vídeos enviados para o Canvas. Aprenda como visualizar e gerenciar legendas usando o Rich Content Editor.
  • Os cabeçalhos das colunas e linhas da tabela podem ser alterados no Rich Content Editor ou na visualização do Editor de HTML.

SpeedGrader/DocViewer/anotações: Os alunos agora podem acessar anotações e comentários com um leitor de tela, incluindo informações sobre o tipo de anotação, nome do autor, comentário e quaisquer comentários de resposta no final do documento. Consulte a postagem do blog para obter mais informações.

Configurações do usuário: A página Configurações do Usuário hospeda duas opções de recursos para aprimorar a acessibilidade. Saiba como alterar as configurações do usuário.

  • IU de alto contraste: Quando ativado, esse recurso oferece maior contraste em botões, guias e outras áreas do Canvas.
  • Links sublinhados: Quando habilitado, este recurso destaca hyperlinks nos menus de navegação, o painel e as barras laterais da página.

Acessibilidade de integração de terceiros (LTI)

O Canvas oferece muitas integrações de aplicativos LTI opcionais como parte de nosso compromisso com a educação aberta. Quando analisamos novas ferramentas de integração, os recursos de acessibilidade são sempre uma consideração importante. Infelizmente, como as integrações são criadas por desenvolvedores terceirizados e oferecidas aos clientes do Canvas como um serviço opcional, nem sempre podemos garantir que essas integrações atendam aos mesmos padrões que mantemos para o Canvas principal. Portanto, se uma instituição deseja incorporar uma integração onde recursos adicionais podem ser necessários, recomendamos que a instituição entre em contato diretamente com o desenvolvedor com quaisquer preocupações específicas.

Algumas integrações são serviços hospedados não opcionais no Canvas. Quaisquer problemas de acessibilidade para serviços hospedados no Canvas devem ser enviados como um tíquete de ajuda por meio do processo de suporte da instituição. Estamos abertos a sugestões para novas integrações e temos uma área nos fóruns Instructure Community para solicitações de recursos.

Recursos adicionais de acessibilidade

Ferramenta de inspeção de conteúdo on-line do Universal Design (UDOIT): (pronuncia-se, You Do It) permite que o corpo docente identifique problemas de acessibilidade no conteúdo do curso Canvas. Ele examinará um curso, gerará um relatório e fornecerá recursos sobre como lidar com problemas comuns de acessibilidade. Foi criado pelo Center for Distributed Learning (CDL) na Universidade da Flórida Central (UCF).

Contribuições significativas para este guia foram feitas por:

  • John Raible: Designer Instrucional do Center for Distributed Learning da Universidade da Flórida Central
  • Nancy Swenson: Designer Instrucional do Center for Distributed Learning da Universidade da Flórida Central