Como eu importo testes de pacotes QTI?

Você pode facilmente importar testes a partir de programas que criam arquivos QTI. Se um programa não criar arquivos QTI, ele não poderá ser importado ao Canvas.

Arquivos QTI podem ser criados a partir de uma variedade de diferentes sistemas e softwares de gestão de aprendizado:

  • Testes criados no Respondus 4.0 (software do Windows) podem ser exportados como pacotes QTI. Para aprender a usar o Respondus 4.0 consulte este guia do usuário (DOC). Um Guia de Início Rápido para o Respondus 4.0 também está disponível (PDF).
  • Testes criados no Blackboard (WebCT, Angel) podem ser exportados como pacotes QTI.
  • Testes criados no Moodle podem ser exportados como pacotes QTI. Isso funciona com o Moodle 2.0 ou versões antigas. No entanto, o Moodle 2.1 e versões novas não exportam mais pacotes QTI.

Notas:

  • Canvas suporta QTI nas versões 1.2 e 2.1.
  • Exportações de teste não incluirão perguntas de testes que usam perguntas aleatoriamente selecionadas de bancos de perguntas.

Abrir Configurações

Abrir Configurações

Em Navegação do Curso, clique no link Configurações (Settings).

Importar Conteúdo para o Curso

Importar Conteúdo para o Curso

Clique no botão Importar Conteúdo do Curso (Import Course Content).

Selecionar o Tipo de Conteúdo

Selecionar o Tipo de Conteúdo

No menu suspenso, selecione a opção arquivo .zip QTI (QTI .zip file).

Escolher Arquivo

Escolher Arquivo

Clique no botão Escolher Arquivo (Choose File).

Abrir arquivo

Abrir arquivo

Encontre e clique no arquivo ZIP que você deseja importar [1]. Clique no botão Abrir (Open) [2].

Exibir opções de importação

Exibir opções de importação

Você pode gerenciar opções para sua importação antes de criá-la.

Se Novos Testes estiver ativado em seu curso, você poderá converter testes no pacote de importação para o formato Novos Testes [1].

Você também pode substituir o conteúdo da avaliação por IDs correspondentes [2].

Importar testes existentes como novos testes

Importar testes existentes como novos testes

Se permitido pela sua instituição, você pode importar os testes existentes para Novos Testes clicando na caixa de seleção Importar testes existentes como Novos Testes (Import existing quizzes as New Quizzes).

Se sua instituição ativar o recurso de migração de testes, os bancos de perguntas vinculados por meio de um grupo de perguntas nos Testes Clássicos serão migrados para os Novos Testes. Se o recurso de migração de testes não estiver habilitado pela sua instituição, as perguntas dos bancos de perguntas deverão ser adicionadas individualmente antes da migração para Novos Testes.

Notas:

  • A opção Importar testes existentes como Novos Testes é exibida apenas para cursos que ativaram Novos Testes.
  • Se você ativou Novos Testes, mas a opção não é exibida, sua instituição não ativou a migração de Novos Testes na importação.
  • Não é possível selecionar um banco de perguntas padrão ao usar a opção de importação do conteúdo de avaliações como New Quizzes.
  • Novos testes não incluem um recurso de pesquisa. Portanto, as pesquisas migradas dos Testes Clássicos passam a ser questionários padrão nos Novos Testes.
  • Após a migração para Novos Testes, várias perguntas suspensas são exibidas como perguntas correspondentes.
  • As perguntas de texto sem perguntas migram para novos testes como perguntas de estímulo. Um instrutor deve adicionar uma pergunta para que ela seja exibida em um teste.
  • Grupos de perguntas com perguntas criadas manualmente serão migrados como bancos de itens em Novos Testes.
  • Se um teste for migrado diversas vezes, o Canvas usará a fusão inteligente para decifrar o conteúdo do banco de perguntas que deve ser retido. Esse processo ajuda a garantir que todo o conteúdo seja retido, como nos casos em que vários usuários podem fazer edições em um teste ao mesmo tempo.
  • Os testes práticos dos Testes Clássicos podem ser migrados para Novos Testes. Depois de migrados, por padrão, os testes práticos são exibidos como zero pontos possíveis e ficam ocultos na página Boletim e Notas.

Substituir o Conteúdo de Avaliação

Substituir o Conteúdo de Avaliação

Para sobregravar o conteúdo da avaliação com IDs correspondentes, clique na caixa de seleção Sobrescrever conteúdo de avaliação com IDs correspondentes (Overwrite assessment content with match IDs).

Alguns sistemas reusam suas IDs para cada nova exportação. Portanto, se você exportar dois bancos de perguntas separados eles terão as mesmas IDs. Para prevenir perda de informação de avaliação, o Canvas trata bancos de perguntas como objetos separados independente das IDs. Escolher essa opção irá desabilitar essa funcionalidade de segurança e permitir que dados de avaliação substituam dados existentes com as mesmas IDs.

Selecionar Banco de Perguntas

Selecionar Banco de Perguntas

No menu suspenso Banco de perguntas padrão (Default Question bank), selecione o banco de perguntas que você deseja usar para o seu banco de perguntas.  

Criar Banco de Perguntas

Criar Banco de Perguntas

Se você não possui um banco de perguntas que deseja usar, você pode criar um novo banco de perguntas. No menu suspenso, selecione a opção Criar novo banco de perguntas (Create new question bank).

Importar Curso

Importar Curso

Clique no botão Importar (Import) [1].

Um indicador de progresso exibe o status do upload em porcentagem [2].

Visualizar Tarefas Atuais

A seção Tarefas Atuais mostra o estado de sua importação. Os relatórios em execução exibem uma barra de progresso indicando o tempo restante para concluir a importação.

A importação pode também exibir outros indicadores de status como parte do processo de importação. Saiba mais sobre status de importação de cursos.

Quando o curso tiver acabado, visualize os seus testes ao acessar a página Testes na Navegação do Curso.

Nota: Se você importou as suas avaliações a Novos Testes, é possível visualizar os seus testes a partir da página Tarefas.